Em Foco

07- Agosto - 2017

Coletânea de exposições que estão em alta em São Paulo e no Rio de Janeiro

 

 Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo - A Instauração do Moderno

 

Ficar horas a fio admirando e envolvendo o público com as obras de arte é uma das propostas da Feambra com a seleção de algumas exposições que estão em cartaz, em São Paulo e Campos do Jordão, SP e em Petrópolis, RJ.

A mostra do francês Henri Toulouse-Lautrec pode ser conferida no Masp até o dia 1º de outubro. O artista viveu apenas 36 anos e retratou um lado de Paris ao qual ele teve livre acesso, como um luxuoso bordel localizado na Rue des Moulins. Absinto, mulheres e arte foram suas grandes paixões. 

http://masp.art.br/masp2010/exposicoes_integra.php?id=310&periodo_menu=cartaz

O MIS SP recebe vários itens que ajudam a contar a história de Steve Jobs: filmes, reportagens, fotos e algumas das criações que hoje já podem ser chamadas de peças de museu, até o dia 20 de agosto. 

http://www.mis-sp.org.br/icox/icox.php?mdl=mis&op=programacao_interna&id_event=2370

O Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, tem mostra inédita em cartaz: “Invenções da Mulher Moderna, Para Além de Anita e Tarsila”, que coloca em destaque a produção e a trajetória de diversas mulheres que desafiaram convenções e limites de suas épocas, nos séculos XIX e XX no Brasil, nos campos estético ou social. Até o dia 20 de agosto. 

http://www.institutotomieohtake.org.br/exposicoes/interna/invencoesdamulhermoderna

Obras clássicas do Museu Nacional de Soares dos Reis, de Portugal, compõem a exposição 'Coleções em Diálogo: Museu Nacional de Soares dos Reis e Pinacoteca de São Paulo', na Pinacoteca de São Paulo, até o dia 2 de outubro. Ao todo, 107 trabalhos são contemplados, entre pinturas, esculturas, desenhos e gravuras.

http://pinacoteca.org.br/programacao/colecoes-em-dialogo-museu-nacional-de-soares-dos-reis-e-pinacoteca-de-sao-paulo/

O MAC USP convida para o curso gratuito 'Desenhos da Paisagem, da Cidade e do Museus', em oito encontros até o dia 19 de setembro. As aulas têm uma relação interdisciplinar com a estética e a arte. O museu também convida o público a conhecer suas exposições de longa duração: “Século XXI - A Era dos Artistas”, “Hugo França - Um Tronco para Exu”, “A Instauração do Moderno” e “Os Desígnios da Arte Contemporânea no Brasil”. 

http://www.mac.usp.br

O Museu Imperial, de Petrópolis, apresenta permanentemente “Um Sarau Imperial”, com dramatização interativa de uma atividade típica de lazer do século XIX. Embalado por modinhas imperiais cantadas por uma soprano e acompanhadas por um(a) pianista, o público assiste e participa com canções, declamação de poesias e conversas sobre assuntos sociais, econômicos, políticos e culturais da época, retirados da correspondência particular da família imperial. 

http://www.museuimperial.gov.br/

O Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, SP, oferecem uma programação diversificada, com atividades educativas e projetos específicos para os diversos tipos de público, com destaques para a natureza local.

https://www.museufelicialeirner.org.br/