Em Foco

04- Dezembro - 2017

Feambra apresenta projeto de 2ª edição mais ampliada do Guia de Associações de Amigos


Neste fim de ano, a Feambra se prepara para os projetos de 2018. Entre eles, está o de lançar uma 2ª edição, mais ampliada, do Guia para Criação e Gestão de Associações de Amigos de Museus. O projeto começará com uma pesquisa com os museus do Brasil para identificar o que eles mais gostariam de ver contemplado no novo Guia. 


A 1ª edição, lançada em 2014 em um evento realizado no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP, foi desenvolvida com o objetivo de mostrar como o trabalho voluntário em museus pode trazer inúmeros benefícios, tanto para as instituições quanto para a própria sociedade. Foi a primeira publicação do gênero no País – e uma das poucas no mundo.


O objetivo da Feambra com essa publicação é incentivar os voluntários a colaborar com os museus, dando visibilidade e mostrando que essa atividade pode ser feita na área cultural. “O brasileiro tem uma pré-disposição para fazer trabalhos voluntários, estimulados pelas próprias experiências e exemplos internacionais. Apesar de estar amplamente divulgado em áreas como saúde, esporte e educação, o trabalho voluntário em museus é pouco conhecido por aqui”, afirma a diretora-executiva da Feambra, Camila Leoni.


O Guia tem uma linguagem direta e acessível, está dividido em capítulos e segue as diretrizes da Federação Mundial de Amigos de Museus (World Federation of Friends of Museums – WFFM). Para fazer o download gratuito, clique aqui.

Para mais informações entre em contato conosco!