Guia Feambra

Guia Feambra (Volume I e II)

Publicado pela primeira vez em 2014 pela Feambra, o “Guia para Criação e Gestão de Associações de Amigos de Museus”, foi o primeiro do gênero no País e um dos poucos no mundo: ele foi desenvolvido para mostrar como o trabalho voluntário em museus pode trazer inúmeros benefícios tanto às instituições quanto a própria sociedade. 

A Feambra lança agora o novo “Guia para Criação e Gestão de Associações de Amigos de Museus - Volume 2”, com o propósito de exemplificar de maneira prática e relevante o gerenciamento das Associações no Brasil e em outros países, as ferramentas possíveis para obtenção de recursos, e os aspectos jurídicos que tangem o funcionamento legal, entre outros dados. 

Os dois volumes têm uma linguagem direta e acessível, sendo divididos em assuntos, e estão de acordo com as diretrizes da Federação Mundial de Amigos de Museus (World Federation of Friends of Museums – WFFM). 

Os objetivos da Feambra são: demonstrar que é possível captar recursos, envolver a sociedade no desenvolvimento de práticas em prol da cultura e educação, realizar uma boa gerência destas associações e incentivar, por meio das mesmas, o trabalho voluntário em museus, dando visibilidade e salientando a ideia de que é possível realizar este tipo de trabalho em diversos segmentos culturais. 

“O brasileiro tem uma pré-disposição para fazer trabalhos voluntários, estimulados pelas próprias experiências e exemplos internacionais. Apesar de estar amplamente divulgado em áreas como saúde, esporte e educação, o trabalho voluntário em museus é pouco conhecido por aqui”, afirma a diretora-executiva da Feambra, Camila Leoni.

Guia para Criação e Gestão de Associações de Amigos de Museus - Volume 1 (2014) – baixe aqui

Guia para Criação e Gestão de Associações de Amigos de Museus – Volume 2 (2018) - baixe aqui