Content is available only in Portuguese. For more information contact us at feambra@feambra.org

Fique por Dentro - Janeiro/2011

 



Ano novo, novos projetos
Sede com espaço expositivo fica pronta em 2011 

Prepare-se para viajar para a Itália com a Feambra
Vem aí o XIV Congresso Mundial da WFFM

Férias no museu
Sai a escola, entra o museu na programação



Ano novo, novos projetos

Os últimos anos têm sido especiais para o setor de museus, com novidades na legislação, no crescente destaque na mídia e no aumento significativo da visitação. Muito ainda tem de ser feito para chamar a atenção do público para os museus e para incentivar o turismo cultural. 

                               

Com este foco, a Feambra dá uma breve pincelada sobre alguns de seus projetos para 2011:

Nova sede - A Feambra inaugura, neste ano, sua nova sede, em local nobre da Capital paulista. A casa contará com espaço cultural. Em breve, outras informações.

Divulgação do destino Brasil - A participação da Feambra no XIV Congresso Mundial da Federação Mundial de Amigos de Museus (setembro/2011 na Itália) será marcada pela apresentação do destino Brasil. A iniciativa visa divulgar as riquezas naturais e culturais de nosso País e atrair um número maior de representantes nacionais para a Assembléia Geral e Reunião do Conselho da WFFM, evento mundial que será realizado pela primeira vez no Brasil, em abril de 2012.

Nova fase do Museu na Mídia - Em São Paulo, a Feambra firmou uma parceria com o São Paulo Convention & Visitors Bureau para divulgar os museus nas redes sociais. Agora em 2011, o programa entra em nova fase, oferecendo ainda outras possibilidades para os participantes, como a divulgação de eventos realizados por museus em seu informativo Em Dia.



Prepare-se para viajar para a Itália com a Feambra

A Feambra já começa a se preparar para enviar sua delegação ao XIV Congresso Mundial da Federação Mundial de Amigos de Museus (World Federation of Friends of Museums - WFFM), em setembro, na cidade de Gênova (Itália).

                               

Realizado a cada três anos, o congresso é uma oportunidade única para conhecer profissionais de museus e pessoas ligadas a associações de Amigos de Museus de todo o mundo. Além disso, as palestras e os debates são muito enriquecedores para a atuação dos museus e de seus Amigos. A experiência expande os horizontes e levanta questões fundamentais sobre gestão, algumas com aplicação imediata.

No congresso anterior, realizado em 2008 em Jerusalém (Israel), foram discutidos temas como "Turismo Cultural Sustentável", "Colaborações Frutíferas entre Museus e Amigos", "Voluntários: recrutamento, gestão e o impacto sobre a instituição", "Museus, a Comunidade e Educação" e "Modelos de relacionamento entre Museus e Amigos".

Associados à Feambra podem integrar a delegação. Outras informações pelos e-mails feambra@feambra.org ou comunicação@feambra.org, ou ainda pelo telefone (11) 3085-4402.



Férias no museu

No museu, as crianças aprendem brincando. Para os adultos, a visita é sempre uma forma de conhecer ou rever obras de arte e momentos históricos. Seja qual for sua escolha, por museus de arte, de história, interativos, inclua o museu em sua programação.

Visite o museu mais próximo ou aproveite para conhecer outros de sua cidade ou de seu destino de férias. Confira algumas sugestões:


"Férias no Museu do Futebol" - Museu do Futebol

O Museu do Futebol e os salgadinhos Torcida apresentam uma programação especial de férias que se estende até o final de fevereiro. São atividades, jogos e oficinas gratuitas, como a de futebol de botão, para se divertir e exercitar a criatividade. Entre as atividades, futebol de botão, desenho, caricaturas do futebol, colagens, modelagens e origamis. Com programação para toda a família, inclui um aconchegante espaço de leitura com livros e revistas para todos os gostos e idades.

Local: Museu do Futebol - Sala Osmar Santos
Endereço: Praça Charles Miller, s/n, Estádio do Pacaembu - São Paulo
Data: 3ª a domingo, nos meses de janeiro e fevereiro
Horário: das 10 às 17 horas
Telefone: (11) 3664-3848
Site: www.museudofutebol.org.br
Evento gratuito.


"Evolução e Natureza Tropical" - Catavento Cultural e Educacional

Organizada pelo Museu da Vida (Rio de Janeiro-RJ) para celebrar o Ano Internacional da Biodiversidade, lançado no início de 2010 pela ONU, a mostra tem como objetivo destacar como os trópicos, e especialmente a biodiversidade brasileira, inspiraram os naturalistas na formulação da teoria da evolução por seleção natural. Na mostra, entre outros destaques, os visitantes podem seguir os caminhos percorridos pelos naturalistas britânicos Charles Darwin e Alfred Wallace até a formulação da teoria da evolução por seleção natural.

Local: Catavento Cultural e Educacional - Claustro
Endereço: Parque D. Pedro II - Palácio das Indústrias - Centro - São Paulo
Data: até 25 de janeiro
Horário: de terça a domingo, das 9 às 17 horas (entrada até às 16 horas)
Telefone (11) 3315 0051
Site: www.cataventocultural.org.br
Entrada: R$ 6 (meia entrada a R$ 3 para crianças de 4 a 12 anos, aposentados e idosos, estudantes com carteirinha e portadores de necessidades especiais)


Arqueologia nas férias - Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (Mae)

O MAE oferece duas atividades especiais para crianças e jovens nas férias. A primeira, nos dias 11 e 12 de janeiro, contempla duas tardes seguidas com atividades lúdicas e educativas envolvendo noções de Arqueologia em geral e especificamente em cidades históricas, além de conhecimentos sobre elaboração de maquetes dos monumentos escavados. A segunda, oferecida nos dias 18 e 19 e também nos dias 26 e 27, tem duas tardes seguidas com atividades lúdicas e educativas envolvendo noções de Arqueologia e simulação de escavação arqueológica.

Local: Museu de Arqueologia e Etnologia da USP
Endereço: Av. Prof. Almeida Prado, 1466, ao lado da Prefeitura da USP - Cidade Universitária - Butantã
Datas e horários:
dias 11 e 12 de janeiro, das 14 às 16 horas - Faixa etária: 11 a 14 anos
dias 18 e 19 de janeiro e 26 e 27 de janeiro de 2011, das 14 às 16 horas - Faixa etária: sete a dez anos
Mínimo de cinco e máximo de 20 participantes
Inscrições a partir do dia 3 de janeiro de 2011, das 8 às 12 horas e das 13 horas às 16h30 - telefone (11) 3091-4905, com Cida.
Atividade gratuita