Content is available only in Portuguese. For more information contact us at feambra@feambra.org

Informativo Feambra - Junho/2009

Feambra representa o Brasil em evento internacional da WFFM

A Feambra marcou presença na Assembleia Geral e Reunião do Conselho da Federação Mundial de Amigos de Museus (World Federation of Friends of Museums – WFFM). Realizado na cidade de Glasgow (Escócia) entre os dias 30 de abril e 3 de maio, o evento marcou o encontro anual dos representantes das entidades nacionais filiadas à WFFM e as eleições para o triênio 2009/2012. Também foi um marco para o Brasil, pela aceitação unânime de sua candidatura como sede da Assembleia Geral da WFFM de 2012. 

O novo presidente da entidade é Daniel Ben-Natan. Vice-Presidente de Desenvolvimento e Relações Internacionais do Museu de Israel, Ben-Natan participou das últimas gestões da WFFM, sob a presidência de Carla Bossi-Comelli.

Além das eleições, cada país teve a oportunidade de apresentar seu projeto mais importante dos últimos três anos. A diretora-executiva, Camila Braga, falou das ações da Feambra para incentivar o turismo cultural no Brasil. Um exemplo é o projeto que aproxima os jovens, especialmente os universitários, dos museus, já marcado para o segundo semestre deste ano.

Veja os próximos eventos confirmados da WFFM:

• Maio de 2010 - Lisboa, Portugal – Assembleia Geral
• Abril de 2011 - Gênova, Itália – Congresso e Assembleia Geral
• Abril de 2012 - São Paulo, Brasil - Assembleia Geral


Entrevista: Fausto Ivan, do site Sampa Art

O Sampa Art (www.sampa.art.br) comemora dez anos como um grande portal de história, arte e cultura. Criado pelo fotógrafo Fausto Ivan, reúne informações sobre museus, cinema, música, teatro, dança, fotografia, entre muitos outros assuntos relacionados à cidade de São Paulo. Leia a entrevista exclusiva concedida à Feambra:

Feambra: Como tudo começou?
Fausto Ivan: Há dez anos, resolvi colocar na internet minhas fotos, para ampliar a divulgação de meu trabalho. À medida que ia colocando, via que a nova tecnologia permitia também incluir dados e a história daqueles lugares retratados. Sendo a maior parte das fotos de São Paulo, comecei a inserir dados sobre a Catedral da Sé, o Pátio do Colégio, prédios, monumentos, arquitetos. Para citar um exemplo, decidi contar a história de Ramos de Azevedo, arquiteto responsável por vários prédios que fotografei, como o da Light, dos Correios e do Teatro Municipal.

F.: O conteúdo que encontramos hoje parece não se restringir mais à cidade de São Paulo...
F.I.: É verdade. Começamos a contar a história de artistas, de escritores da cidade, mas o trabalho foi se estendendo para abranger personalidades de destaque nacional, como Duque de Caxias, Tiradentes.

F.: Qual é seu principal objetivo com o Sampa Art?
F.I.: Sem dúvida, é educação. Tive muito apoio durantes esses anos, recebi centenas de e-mails de professores e alunos agradecendo pela disponibilização desse material. Minha intenção foi sempre oferecer apoio pedagógico, especialmente para quem está fora de São Paulo. O professor, por exemplo, pode imprimir a foto de um museu, mostrar imagens de obras para seus alunos. Ele pode ilustrar suas aulas e os alunos, seus trabalhos. Esse serviço é totalmente gratuito. 

F.: O que podemos encontrar no portal?
F.I.: O Sampa Art tem três alicerces: história, arte e cultura. Na parte de história é possível encontrar informações sobre monumentos, parques, prédios, marcos da cidade, além de biografias. Na área dedicada à arte, estão os museus, as galerias, centros culturais, esculturas, bienais. Quem acessar a área de cultura vai encontrar exposições, política atual, links para todos os jornais brasileiros e muito mais. Além do conteúdo do site, ao clicar em um assunto o internauta também vê o que existe sobre aquele tema na internet, ele entra em uma rede de informações para encontrar o que está buscando. Temos ainda uma área de serviços, voltada a quem vem a São Paulo, com informações sobre hotéis, restaurantes, farmácias.

F.: Como participar do Sampa Arte?
F.I.: As empresas que também acreditam na educação, na importância da arte na formação do cidadão, podem fazer sua parte associando seu nome à essa causa social. Queremos que o público vá ao museu, por exemplo, que encontre um bom monitor e tenha uma experiência fascinante.


Fidelity Translations, nova parceira da Feambra

Damos as boas-vindas à nova parceira da Feambra, a Fidelity Translations, responsável por toda a tradução do novo portal – www.feambra.org – para o inglês e o espanhol. Dessa forma, o portal se destaca como um dos mais modernos em sua área de atuação e está preparado para apoiar os museus e seus Amigos brasileiros na divulgação e no contato com a comunidade internacional. 

Fundada em 1970, a Fidelity Translations (www.fidelity.com.br) conta com mais de 150 profissionais e é líder de mercado. O trabalho de tradução já começou e o conteúdo será disponibilizado nesses dois idiomas em breve.